22 de jan. de 2009

Torcedor travestido de jornalista

Jornalista, trabalha na ESPN, escreve na Folha de São Paulo e no uol, já foi editor da Placar, entre outras revistas. Olhando para um currículo desses, logo se pensa em alguém com credibilidade, digno de se levar a sério, um profissional respeitado. Será mesmo? No fundo, esse currículo é de alguém que considero um profissional tendencioso, com interesses escusos por trás de suas posições jornalísticas, que pauta suas matérias em vendettas pessoais. E o pior, adora nos perseguir. Como vocês já devem imaginar, falo sobre o Juca Kfouri.

O experiente jornalista lançou uma notícia no começo do ano passado que seria um verdadeiro furo de reportagem, do qual ele falava com muita certeza e orgulho: Valdivia estaria certo de assinar com os bambi, teriam lhe dito fontes seguras. Todos nós sabemos como isso terminou: sem nenhum sinal sequer que o boato tinha fundamento, passou como sendo uma mentira deslavada ou um erro infantil de um estagiário de jornalismo. Já no final de 2008, ele chamou o Palmeiras de trouxa no bate papo da uol, episódio que teve uma repercussão grande e que o levou a realizar uma enquete em seu blog, tentando 'justificar' sua grosseria com o apóio dos leitores. Não adiantou, nem mesmo seus leitores concordaram com ele e, mesmo vendo que tinha feito uma afirmativa no mínimo infeliz, manteve o orgulho e chamou 51% dos seus leitores de trouxas.

Jornalista/comentarista esportivo ter time e torcer não é novidade, é só lembrar de respeitabilíssimas figuras como João Saldanha, Nelson Rodrigues, Mário Filho, etc. Mas o grande problema do Juca é travestir seu fanatismo com jornalismo sério e isento de paixão clubística. Suas palhaçadas no "Linha de Passe" da ESPN, onde só sabe votar em gol da rodada que é do corithians e quando não tem fica bravo, quer defesa do Felipe, ou alguma jogada ou qualquer coisa 'corinthiana' são irritantes e até patéticas.

Bem, mas esse texto foi motivado por um recente post do Sr. Juca em seu blog, onde ele mostra claramente o quanto sua posição como torcedor transcende qualquer imparcialidade jornalística ou bom senso. Até quando é para elogiar algo ligado ao nosso Palmeiras, ele consegue ser xiita e parecer mais um com um torcedor fanático do que um jornalista.
O título de um post que está no seu BLOG: Belluzzo não!

Depois de passada a surpresa e até irritação com o título, lendo o texto, percebe-se que ele se curva ao grande Belluzzo, mas deixando claro (mesmo que tenha tentado disfarçar em tom de ironia) que se é para o bem do Palmeiras, ele torce contra.

DIGA NÃO AO JUCA!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Pra ganhar o Trí do Brasileirão eles(bambís) compraram, além da arbitragem, o time do Goiás, que por sua vez desempenhou um dos papéis mais ridículos e nojentos da história do futebol, assim como o Perú na Copa de 78. Hoje(23/01/1999) os gambás preciram da ajuda do árbitro para poder empatar com o Grêmio...mas o pior é que foi o Grêmio Baruerí.

Aqui vai um desabafo e um pedido ao Sr. Belluzzo: "Vamos fazer do Palestra, caro Presidente, o maior Palestra de todos os tempos sim, mas sem esses tipos de artifícios e subterfúgios dos quais se utilizam os nossos rivais. Vamos fazer com que eles nos invejem sim, mas pelo futebol apresentado, pelo caráter dos nossos dirigentes e pelo valor dos mais de 15 Milhões de torcedores que, como eu, querem comemorar os títulos ganhos ""apenas dentro do campo"", e assim podermos sempre ostentar, com todo orgulho, a nossa fibra, que é verde como o nosso sangue"

PALESTRA ATÉ A MORTE!!!!!