11 de ago. de 2009

Calendário europeu no Brasil é a solução?

Quem tem certeza que é melhor perder jogador na pré temporada que no meio do campeonato? Os times estarão treinando, com a equipe montada e chega dia 28 de agosto, vem uma proposta pelos dois melhores jogadores do time, não se tem idéia de como o time está no campeonato, sem pressão da torcida, a chance de serem vendidos é muito maior do que seria hoje. Exemplo bem claro: o Palestra. Pierre e Claiton Xavier tiveram propostas para deixarem o Clube e a diretoria bancou porque pensa no título, mas com certeza eles também quiseram ficar porque estamos bem na luta. Se estivéssemos na dúvida, 'será que vai dar liga esse time', 'será que teremos chances de levar o título?', alguém duvida que eles iriam sair? E, ainda para completar, quem iríamos comprar até o dia 31/08? Ninguém, pois nem teria jogador, nem tempo para procurar substitutos para os que saíram.

A janela de janeiro não será tão inofensiva como todos estão pensando! Sairão menos jogadores, mas serão jogadores capitais dos times.

Existem várias afirmações que a mudança seria ótima, todos no mundo estão nesse calendário, inclusive a Argentina, onde o futebol está afundando em crise.

Na Europa o verão é em julho e agosto, as pessoas tiram férias nessa época, tanto que o calendário escolar é o mesmo do futebol, ou melhor, o calendário do futebol se adaptou ao escolar porque o povo viaja nas férias, não vai ao estádio. No Brasil é a mesma coisa, só que nosso verão é dezembro e janeiro. O povo aqui tem rendimento bem menor que o europeu, mas sempre consegue um jeitinho de viajar com a família ou amigos nas férias. E querem colocar o futebol no período de férias?????

Já que falei de verão, vamos para o Nordeste, temperatura acima de 40º e um jogo na tarde de domingo. Se quando é novembro já acham um crime colocarem os caras pra jogarem nessas condições, imagina em janeiro. E imagina o "conforto" e "alegria" do público chegando 1h antes do jogo, meia hora que seja, e torrando feito aqueles leitões na brasa, no calor senegalesco no alto verão nordestino? Ah, e sem a cervejinha pra refrescar, porque afinal, aqui é Brasil e tudo é feito para se garantir a segurança e a comodidade do público que vai aos estádios.

Mudar o calendário não vai ajudar em nada o nosso futebol.

4 comentários:

Myself disse...

Maravilhoso ponto de vista!

Ricardo disse...

São bons argumentos mas mesmo assim acho que deve mudar o calendário. Os times não podem ir participar desses torneios realizados na pré temporada dos clubes europeus. Eles rendem uma boa grana e ainda ocorre a divulgação da marca.

Marcão disse...

Sobre as viagens e divulgar a marca na Europa, Asia ou Oriente médio, pode-se arrumar 15 dias no calendário. Até pq se mudarmos o calendário ficaremos 2 semanas sem jogos, na época de Natal e ano novo. Sendo assim pode-se arrumar 2 semanas em agosto parta os clubes viajarem. Não é o correto, mas também não acho correto parar pq é natal

Gonzalo - El Trenzador disse...

Sr. Bloguero do Fala Porco:

Meu nome é Gonzalo Prudkin, sou doutorando na UFBA e estou fazendo uma pesquisa sobre blogs futebolísticos no Brasil. Quería enviar a você por e-mail mais informação sobre a pesquisa em andamento e se gostaría de participar nela através de um questionário breve. Sei que vc torce pelo Palmeiras, por isso gostaria saber sua experiencia como bloguero. De quer participar lhe enviarei o questionário, espero sua resposta,

Atenciosamente

Gonzalo Prudkin
licprudkin@hotmail.com
Facóm-UFBA
Bahía