30 de nov. de 2010

Brincar de futebol!!

Em qualquer lugar do mundo as pessoas conhecem futebol. Quando somos criança, principalmente menino, sempre tem uma bola. Mesmo quando somos adultos estamos sempre brincando com a bola, é algo natural nosso, pelo menos aqui no Brasil.

Algumas dessas milhares de criança se tornam jogadores profissionais e jogam futebol para viver. Porém existe um clube de futebol no mundo que não joga futebol. Acabam disputando o mesmo campeonato de todos os demais clubes, com as mesmas regras, perdem, ganham, mas se recusam a jogar futebol. Esse clube simplesmente brinca de futebol.
 
Foi isso que ocorreu ontem no lotado Camp Nou. O Barcelona não joga, ele brinca. O tempo todo é: não tá mais comigo. O adversário se perde totalmente, não tem como jogar contra um time que brinca, que tem um sorriso enorme no rosto quando estão brincando. Os jogadores do Barça trabalham (jogam) brincando, se sentindo aquela criança que está na rua se divertindo com seu brinquedo mais precioso. 

É divertido e gostoso ver o Barcelona. Nem nos meus melhores sonhos vejo o Palmeiras assim, mas acho que deveríamos seguir o Barça como exemplo. Na escalação inicial o Barça tinha simplesmente 7 jogadores formados na base, sem contar o Messi, que chegou lá antes dos 15 anos. Com ele, seriam 8. E o Palmeiras revela o que de bom??? Se o Barcelona, que tem dinheiro demais, apesar de estar devendo muito atualmente, prefere revelar jogador, investir na base e, portanto, consegue jogadores como Xavi e Iniesta,  imagina aqui no Brasil o que o Palmeiras não conseguiria. Investimento na base é um assunto que não pode morrer e deixar de ser cobrado. Com certeza voltará a aparecer aqui em outro post.

O barça ontem brincou de bobinho diante de 98mil torcedores no estádio. Esse é o resumo do jogo. Uma "roda de bobo". Um show, espetáculo que só é visto quando o Barcelona joga.

Nenhum comentário: